Regras de Ouro para Escritores

A Revista norte-americana The Guardian pediu a alguns dos escritores contemporâneos mais estimados por quaisquer regras de ouro que eles trazem para a sua prática da escrita. Aqui estão as da escritora Zadie Smith.

1 Quando ainda criança, certifique-se de ler um monte de livros. Passar mais tempo fazendo isso do que qualquer outra coisa.

2 Quando um adulto, tente ler o seu próprio trabalho como um estranho iria lê-lo, ou melhor ainda, como um inimigo o faria.

3 Não romantize a sua “vocação”. Você pode escrever boas frases ou não. Não há “estilo de vida do escritor”. Tudo o que importa é o que você deixa na página.

4 Evite seus pontos fracos. Mas faça isso menosprezar aquilo que você não consegue fazer ou que não vale a pena fazer. Não mascare dúvida com desprezo.

5 Deixe um espaço razoável de tempo entre escrever algo e editá-lo.

6 Se possível, escreva em lugares mais tranquilos. A presença de uma multidão não vai fazer a sua escrita nada melhor do que é.

7 Trabalhe em um computador que está a internet está desconectada.

8 Proteja o tempo e espaço em que você escreve. Manter todo mundo longe dele, mesmo as pessoas que são mais importantes para você.

9 Não confunda realização com honras.

10 Diga a verdade a qualquer custo. Não tente lutar contra a  tristeza que vem ao longo da vida por nunca estar satisfeito.

É óbvio que regras podem ser quebradas. Mas estes conselhos devem ser refletidos porque mesmo sendo conhecedores, cometemos muitas vezes os mesmos erros.

Para os escritores de primeira viagem e que almeja publicar seu primeiro livro, seja através de uma editora tradicional ou na autopublicação, sugerimos que fique atento à qualidade de sua escrita, fluência, conhecimento sobre o assunto e gênero, para quem o livro se destina, dentre outras questões importante para ser um escritor melhor.

Para saber mais, leia 5 dicas para ser um escritor melhor.

Boa sorte!