Os 3 Passos para o Sucesso na Autopublicação.

Publiquei por minha conta um livro de pesquisa de não ficção há um ano. Acabei percebendo que fiz quase tudo errado. Estou começando a entender o que eu deveria ter feito. Desta forma, estabeleci três passos essenciais a seguir para aqueles que não querem passar pelos mesmos erros que cometi e assim obterem sucesso no mercado editorial.

  1. Distribuição: O livro tem que estar por aí, fácil para as pessoas comprarem – e não só os consumidores da Amazon, Clube dos Autores, IBA, Gato Sabido, dentre outras em que se compram apenas online. Deseja que seu livro esteja em livrarias ou bibliotecas? Eles não vão querer lidar com você individualmente! Imagine se estas livrarias tivessem que acertar o pagamento com cada autor em particular… Em vez disto, elas procuram por distribuidoras nas quais as livrarias podem encomendar e acertar diretamente. Mas geralmente as distribuidoras vão pedir 55% de desconto do preço de capa de seu livro. Se desejar que seu livro seja distribuído então procure uma distribuidora. Após cadastrar seu livro com sucesso com alguma delas, você pode procurar livrarias, oferecer o livro e então indicar a distribuidora que está trabalhando com ele.
  2. Comentários: Você precisa começar recebendo críticas 3 meses antes de terminar seu livro. Quase todos os autores de autopublicação pulam esta etapa na ansiedade de terminarem seus livros. Enquanto isto não se importam muito para sites, blogs e comunidades que avaliam livros, autores, etc. Mas atente-se a isto! Procure por jornais, blogs, redes sociais e distribua seu livro, seja impresso ou e-book, para que avaliem seu livro. Buscar por comentários é um processo constante e pode influenciar muito no marketing da sua obra. Você pode até mesmo entrar em blogs onde abordam livros do mesmo gênero que o seu e pedir a opinião de leitores do blog também. O importante é não deixar que os leitores fiquem acanhados em ler sua obra, ou que se sintam pressionados a fazerem um comentário positivo da mesma.
  3. Promoção: Agora que você tem boas opiniões de fontes credíveis e as pessoas podem encomendar o livro, tanto online, como livrarias físicas, você pode começar a promover seu livro. Fazer uma turnê em blogs, preparar noites de autógrafos para lançamento do livro. Apresentar cópias para livrarias na tentativa delas poderem armazená-las. Preparar um site exclusivo para promover o seu livro. Investir nas redes sociais. Enfim, esta etapa deve ser muito mais fácil agora, porque seus leitores vão procurar por seu livro e irão ler comentários agradáveis da obra. Coloque suas melhores críticas na frente de seu livro.

Mas lembre-se, apesar disto, promover seu livro levará tempo e você terá de ter paciência, persistência, sem tornar-se chato demais. Afinal, a primeira impressão é a que fica. Então faça valer!

Autor: Derek Murphy