Promovendo seu livro!

Caros autores e autoras, hoje daremos alguns conselhos essenciais de Marketing para promover e vender seu livro. Lembramos que a Lura Editorial oferece serviços de Marketing digital a fim de que milhares de leitores possam ter acesso ao seu livro.

1 – Defina metas de vendas de livros realistas e faça acontecer. 

“Eu quero vender 1 milhão de cópias do meu livro!” Cada autor adoraria ser um best-seller. Definir expectativas irreais só vai levar a uma decepção. Este ano, obtenha objetivos reais e defina um número de vendas que você pode conseguir. Se você pudesse vender 1.000 cópias de seu livro neste ano, seria um bom resultado? O mercado e as oportunidades estão aí e o que você poderia fazer melhor neste ano para aumentar suas vendas?

Vamos dizer que vender 1.000 livros neste ano é o seu objetivo, não deixe esse número oprimi-lo.

Divida em meses e dias:

1.000 livros ÷ 12 meses = 83 livros por mês
83 livros por mês ÷ 30 dias = 2,76 livros por dia (3 livros por dia)
Isso não é tão avassalador, 3 livros por dia!

2 – Conheça seu leitor.

Obtenha básicas sobre os seus leitores. Quantos anos eles têm, eles são do sexo masculino ou feminino, eles estão casados, quanto eles ganham?

Qual é a personalidade do seu leitor, os seus interesses, sonhos, que tipo de estilo de vida que eles levam?

Use essas informações para descobrir a melhor maneira de agarrar a atenção dos leitores. Ou seja, o Marketing já deve ser pensado antes mesmo de escrevermos o livro.

Estes são pontos vitais para ingressar no mercado com sucesso.

 

3 – Redes Sociais

Podemos concordar que a mídia social tem evoluído para uma parte crucial da estratégia de uma empresa de marketing. Para um novo autor que deseja promover o seu livro não é diferente. Afinal, como seus leitores vão conhecer o seu livro e possivelmente comprá-lo sem que você promova ele por meio das mídias sociais? Para isso é necessário uma constância e este compromisso com as redes sociais é fundamental. Empresas mais bem sucedidas que empregam uma estratégia de marketing estão sempre atualizando seu Twitter, monitorando o Facebook, e trabalhando em seus blogs e canais de vídeo. Isso geralmente acaba sendo uma posição de tempo integral, por isso pode também ser é uma boa ideia, e claro, dependendo da viabilidade, contratar um especialista em mídia social. A Lura Editorial também oferece este serviço de Marketing.

Promoções diárias, posts, clientes seguindo no Twitter, respondendo e-mails, e clientes envolvidos através do Facebook são todas as formas que uma empresa pode integrar a mídia social em suas estratégias de marketing. Enquanto eles são honestos e coerentes com a sua mensagem, as mídias sociais podem elevar seus negócios para um novo nível de sucesso. Comece a pensar sobre isto como forma indispensável para promoção do seu livro na web. Lembre-se, você sendo um autor profissional, deve também se certificar daquilo que publica nas redes sociais, uma vez que muitos estarão acompanhando seus posts.

Nunca se esqueça: não basta apenas escrever sobre o seu livro, ou mesmo promovê-lo. Insira conteúdo de interesse para seus leitores. Notícias, informações e conteúdo que atraia a curiosidade deles. Assim, você acaba não se tornando aquele vendedor importuno, que aparenta estar apenas tentando vender seu “peixe”. Com o interesse gerado pelos leitores, é uma questão de tempo para que comecem a comentar sobre seu livro e até mesmo promoverem e compartilharem também suas publicações para outros.

Já escreveu o seu livro? Pretende publicá-lo quando e como pretende divulgá-lo? Mãos à obra!