Todo escritor sonha um dia ter sua obra publicada a fim de ser lida e apreciada por seus leitores.

Para aquele ou aquela que passou dias e noites pesquisando, escrevendo, rascunhando e editando sua obra, o primeiro passo é produzir e imprimir o livro, seja ele digital ou físico.

Nossa jornada é repleta de degraus e por isso devemos subir um degrau de cada vez. Contudo, assim como um marinheiro de primeira viagem, grande parte dos novos autores encontram dificuldades em publicar seus livros nas editoras tradicionais.

Isto porque para a editora, seja ela de grande ou pequeno porte, existe sempre certo receio em custear e apostar num livro ainda desconhecido. A editora teria de investir, além da produção e impressão do livro, no marketing e em publicidade, a fim de alcançar o mercado em potencial para aquela obra. Desta forma, as chances de um autor desconhecido ser publicado por uma editora tradicional viagem são bastante pequenas ou quase nulas. Claro que há exceções e nunca devemos desistir sem antes tentarmos, mas geralmente este é um caminho árduo e que por vezes não levará o autor à exaustão.

A Lura Editorial é uma editora focada na autopublicação, ou seja, o autor é quem arcará com os custos relacionados à produção, diagramação, criação de capa, fechamento e impressão do livro. Os demais serviços, como Distribuição e Marketing também estão inclusos nos pacotes da Lura, mas o autor primeiramente anseia em saber o preço de produção do seu livro. Se de fato estará dentro do orçamento pretendido, etc.

Recebemos, todos os meses, dezenas de e-mails de autores solicitando orçamento para produção dos seus livros. No entanto, muitos autores se assustam ao notarem que terão de investir muito mais do que esperavam. Logo desanimam e desistem da ideia de produzirem seu livro profissionalmente.

Há, porém, um detalhe que pode ser determinante entre autopublicar seu livro profissionalmente ou engaveta-lo:  O dia de lançamento.

Muitos autores se esquecem de que dentro dos pacotes de publicação geralmente inclusos nas editoras de autopublicação, assim como na Lura Editorial, há uma tiragem de livros impressos disponível para o autor na primeira edição.

Ou seja, o autor teria uma quantidade de livros impressos, além do e-book profissional, para trabalhar e vender no dia de lançamento.

Supondo que o autor solicite orçamento de um livro com as seguintes características no pacote Soneto:

Capa colorida – Miolo só em texto, Preto e Branco – 120 páginas – formato 14x21cm.

O pacote Soneto incluiria revisão, diagramação, criação do projeto gráfico, capa profissional para o livro, criação do E-book, distribuição digital e impressão de 30 livros impressos para o autor.

O preço final do pacote ficaria em torno de R$ 1590,00, que poderia ser parcelado em até 4 vezes sem juros no cartão de crédito, em duas vezes via depósito ou à vista com 5% de desconto.

Muitas vezes diante deste preço final o autor logo desiste da ideia de publicar seu livro devido ao custo que teria.

No entanto o fato de obter 30 exemplares pode ser um bom começo para financiar o pacote.

É imprescindível que o autor realize o lançamento do seu livro. Pode ser em uma livraria, na sua casa, igreja, faculdade, sala do trabalho, salão de festas do condomínio, etc. A Lura também dá assessoria de marketing para o lançamento do seu livro.

Não recomendamos que invista muito na noite de lançamento, a não ser que não queria obter nenhum lucro nas vendas dos livros. Ou seja, você pode oferecer algum salgado, suco, refrigerante ou vinho, mas não ultrapasse um custo de R$ 250,00 com comes e bebes. Este é um lançamento de um livro, uma noite de autógrafos.

Se conseguir utilizar uma sala da faculdade ou mesmo um salão do local em que trabalha, melhor. Você pode até mesmo fazer seu lançamento em uma cafeteria ou pizzaria e sendo assim cada um pagaria para o que consumisse. Há também cafeterias que oferecem espaço para lançamento de livros.  Procure seus meios e convide todos os que puderem ir. Familiares, amigos, colegas, inimigos, etc. Lembre-se que você pode lançar o seu livro diversas vezes, para diversos públicos.

Logo, notará que 30 livros foi pouco para o lançamento. Os que te prestigiam certamente comprarão pelo preço que for. Claro que aconselhamos não vender um livro nestas proporções a um preço maior que R$ 32,90. Mas não se preocupe muito em cobrar a primeira edição num preço mais elevado que a média, pois muitos saberão que você autopublicou o livro e desta forma comprarão também como forma de contribuir com seu sonho realizado.

Vamos aos números.

30 livros vendidos a R$ 32,90 = R$ 987,00 – custo com bebidas e alguns petiscos, em média R$250,00 = R$ 737,00.

Cuidado com as despesas. Lembre-se, é uma noite de autógrafos e não uma festa de casamento!

No final você teria metade do que investiu ao  produzir seu livro profissionalmente. Geralmente o custo de impressão do livro nas proporções apresentadas é de R$ 8,00. Ou seja, na segunda edição você pode vender seus livros a um preço mais convidativo, como R$ 29,90 ou R$24,90 e ainda obter um bom lucro.

Vale ressaltar que no pacote Odisseia nós dispomos de 60 exemplares inclusos para o autor.

Há outras formas de vender um livro, e obviamente que algumas delas você teria uma parte do lucro menor, para o caso de vender através de um distribuidor ou livraria. Contudo, este é um grande passo para sua carreira de escritor.

O importante é acreditar em si mesmo e acreditar no potencial do seu livro. Afinal, se você não acreditar, quem o fará?