Para quem não conhece, o Catarse é a maior comunidade de crowdfunding do Brasil. Lá, você precisa se cadastrar, apresentar seu projeto, independente do segmento que for, elaborar um vídeo, estipular o preço que precisaria para dar procedimento ao seu projeto e as recompensas que daria aos investidores do projeto, de acordo com o valor que cada um teria investido. Neste caso, vamos focar no mercado editorial, uma vez que você provavelmente seja um escritor (a) e esteja à procura de uma editora para publicar seu livro.

A Lura é uma editora voltada para a auto-publicação, desta forma nós oferecemos uma ampla variedade de serviços para que os escritores possam ter seus livros produzidos e impressos. Além disto, a Lura distribui e divulga sua obra. Cada serviço é cobrado à parte ou consta em um de nossos pacotes de publicação.

Supondo que você tenha terminado seu livro, independente do gênero, e queira publicá-lo, mas que careça de recursos para isto. Veja como conseguir investidores para seu livro no Catarse:

  1. Acesse o site: http://catarse.me/pt/guidelines_tips e leia com atenção as orientações do Catarse. O site é bastante intuitivo, portanto não iremos entrar em detalhes aqui.
  2. O Catarse pede, até como meio de reflexão, para que você responda algumas perguntas: O que te inspirou a fazer este projeto? Qual é o foco? Qual é a sua meta? Qual é o seu prazo de arrecadação? Você já pensou nas recompensas do projeto? E o vídeo, você já gravou? Como irá mobilizar a sua rede? Como o dinheiro será utilizado?
  3. Baixe o guia completo com dicas estratégicas para elaborar um projeto de sucesso no Catarse. http://catarse.me/guia_realizadores.pdf
  4. Tenha bem claro qual é a sua inspiração e exponha isso na descrição do projeto. Um público alvo bem definido pode ajuda-lo e muito a conseguir os recursos necessários. Por exemplo, se você está escrevendo um livro sobre arquitetura urbana, já sabe que seu principal foco serão os arquitetos. Desta forma, procure divulgar seu projeto em sites ou blogs onde este segmento mais acessa. Se o seu livro for de fantasia fantástica, você terá outro público a alcançar. O importante é definir o público corretamente.
  5. Lembre-se de recompensar àqueles que investiram no seu projeto, seja presenteando um livro autografado de presente, quando impresso, ou dando o e-Book, colocando o nome do colaborador nos agradecimentos livro etc.
  6. O prazo máximo de arrecadação é de 60 dias, mas você terá de planejar muito antes de publicar seu projeto. O Catarse recomenda, até mesmo para não cansar nem você nem os investidores, um prazo médio de 40 dias.
  7. Não se esqueça de elaborar um vídeo bacana, expondo seu projeto, seu sonho como escritor, sua história etc. Não poupe a persuadir seus investidores. Este é um momento bastante emocional, onde você terá de convencê-los do porque precisam bancar a produção do seu livro.
  8. Conte também com parentes, amigos e conhecidos em redes sociais. Eles serão de grande valia na hora de investir no seu projeto, até mesmo como forma de ajuda-lo ou impulsioná-lo. Só não fique insistindo demais, para não se tornar um chato.
  9. Crie uma página no Facebook do seu livro. Se possível, crie a capa do livro antes mesmo de publicá-lo, mas lembre-se de pedir a um capista profissional para cria-la. Como você espera receber 3, 5, 10 mil reais de investimento, sem apresentar uma capa profissional que cative os investidores. Ou seja, tendo a capa pronta, você poderá materializar melhor o livro para os usuários do Catarse.
  10. Para trabalhar em conjunto com a página do livro no Facebook, crie também um blog, seja no Tumblr ou WordPress. Assim você pode postar mais informações sobre o livro, oferecer uma parte da obra em PDF, para download, postar outros vídeos e muito mais.

Vale lembrar que o Catarse ficará com 13% de comissão, portanto procure precificar 10 a 15% a mais do que realmente precisa para produzir seu livro. Você pode fazer um orçamento conosco para ter como base de quanto precisará para produzir e imprimir seu livro.

Se você quiser elaborar a capa do seu livro com a Lura, para depois dar início ao projeto no Catarse, nós oferecemos este serviço profissionalmente. Clique aqui para saber mais.

Veja alguns exemplos de livros que foram financiados por meio do Catarse. Porque estes livros foram bem-sucedidos? Assista aos vídeos, leia as recompensas oferecidas. Procure ser o mais profissional possível ao apresentar o projeto Confira:

Veja também os livros que não foram bem-sucedidos.

Porque não conseguiram atingir a meta? Era o tema do livro? O vídeo? A falta de conteúdo? O amadorismo? O alto custo para produção? Tome como lições para publicar seu projeto com sucesso.

O Catarse é uma excelente ferramenta para capitalizar investidores e obter sucesso nos seus projetos. Agora é com você! Pense grande, planeje, invista, insista, acredite, divulgue, convença, conquiste e realize o sonho de editar e publicar seu livro!

 

Roger Conovalov

Diretor Executivo da Lura Editorial